Avançar para o conteúdo principal

Rubrica das Receitas #1

Sumo de Melancia

Ingredientes:
- melancia
- gelo
- água

[Nota: nada de açucares adicionados.]


Devido ao seu elevado teor em água, a melancia é consumida significativamente durante o verão. E, a parte melhor é que tem um valor nutricional incrível para a saúde. É um fruto rico em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C. Fornece-nos apenas 30 calorias de energia no consumo de 100 gramas.

Alguns dos benefícios do consumo da melancia:

- Na retenção do nível da água: A melancia é uma excelente fonte de água. O consumo desta ajuda na hidratação do corpo (além de que reduz tonturas). É aconselhado aos atletas, o consumo de sumos de melancia para se manterem frescos e hidratados.

- Excelente fonte de Licopeno: O Licopeno é um carotenóide, ou seja, um poderoso antioxidante que ajuda no combate do cancro, pois inibe o crescimento de células cancerosas/perigosas ao corpo.

- Prevenção de problemas renais: Por ser um fruto rico em potássio, é bastante útil para o corpo desintoxicar as toxinas a partir dos rins, pois este liberta ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente. E, além disso, o elevado teor de água neste fruto ajuda no bom funcionamento dos rins;

- Benefícios para a pressão arterial: Por ser uma fonte de magnésio e potássio que são benéficos na redução da pressão sanguínea no corpo. 

- Benefícios para o coração: Este fruto não contém gordura. É uma fonte de vitamina C, beta-caroteno e licopeno. Todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos relacionados. Ajudam na diminuição do colesterol mau (LDL) e impedem a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.

- Benefícios para a Pele: Protege os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.

- Benefícios para a Diabetes: É aconselhado o consumo de melancia aos pacientes diabéticos uma vez que contém uma quantidade muito pequena de açúcar e fornece muitos nutrientes e água. A arginina, por exemplo, é uma substância presente na melancia que melhora a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos. Além disso, os minerais como o potássio e magnésio (presentes na melancia) são vantajosos para o funcionamento adequado de insulina no corpo.


Outros benefícios para a saúde:

- A melancia além de ser um grande fornecedor de água, ajuda na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

- Por ser uma fonte de beta-caroteno, vitamina C e luteína, estes ajudam na proteção dos olhos, tais como degeneração macular e catarata em idosos.

- A arginina encontrada na melancia ajuda no combate à disfunção erétil em homens.

- A melancia contem citrulina que ajuda na remoção de amoníaco a partir do corpo.


E agora já sabem, estamos no Verão e, nada melhor que um belo sumo de melancia que tantos benefícios tem para a nossa saúde! :)

Comentários

  1. Não sabia nem metade dos benefícios, adoro este tipo de posts! Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste tipo de coisas sou bastante curiosa, e tento sempre saber as vantagens e benefícios do consumo de X produto, bem como as desvantagens e pontos menos bons. Mas ainda bem que gostaste Swettie, não percas as próximas receitas que vão sair então :) obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Gostar só não chega

Gostar é um sentimento delicado, que precisa de ser cuidado e ao qual não se tem dado a melhor das atenções e o respeito devido, por parte de muita gente. A medida de gostar é gostar sem medida, literalmente. Não há imposições nem obrigações, há sim fluência e crescimento do sentimento, se assim o quisermos. É preciso lutar todos os dias pelo menos bom que existe fundido, é preciso ultrapassar barreiras. Porque gostar só não chega. Gostar é um passo maior que as pernas. Gostar é querer, é fazer, é estar, é acreditar, e acima de tudo é ser. E gostar só não chega, é preciso querer... Quando se quer muito uma coisa, faz-se tudo por ela, inclusive o que achamos impossível. E, por isso, nunca vamos querer pouco ou menos do que é suposto, vamos querer querer mais. É preciso querer muito para resultar, seja como for. Seja o caminho que for. Com quem for. É preciso querer muito. E gostar só não chega, é preciso fazer... Os esforços e sacrifícios são fundamentais para se aprend

Cucu!

     8 semanas de aulas e blog.. muito pouco!      Vamos voltar ao ativo! Eu quero e preciso de, como se diz no bom português,  deitar cá para fora.      Vou atualizar-vos nesta azáfama que tem sido a minha vida..      Pois bem, 8 semanas de aulas, sendo que 7 foram praticamente sem telecomunicações (a nível de Internet e televisão) onde estudo, portanto, em Vila Real. É necessário frisar que, sem Internet praticamente nada se faz, e a verdade constata-se, nada se fez. Por aqui pelo menos. E, ao fim de semana, quando voltava a Barcelos... fazia tudo o que não fiz na semana, a nível de pesquisas, trabalhos e afins.      Mas, e como em tudo na vida, há aquele momento que tudo muda. A motivação espreita não sei bem de onde e... as ideias atropelam-se.      Decidi escrever-vos hoje, pronto, em tom de desabafo... mas com conteúdo.      Nem sempre é fácil gerir a vida universitária. A semana passa a correr (e os dias!), sim, porque achava eu que há meia dúzia de dias que

O reflexo do que eu sou

Eu sou o que vêem em mim. Sou o reflexo do que fazem por mim e para mim. Não sou de cobrar. Mas sou de sentir. Sinto muito a falta de carinho, de consideração e respeito. Fico triste e mesmo desanimada com estas três "referências". Na minha opinião, quem gosta...faz! Sem me achar mais que ninguém, ou estar a subir publicamente o meu ego, eu sou uma pessoa prestável, que gosta de fazer, de participar, de ajudar, de fazer pelos outros, de motivar... E, não exijo nada de ninguém (para além de lealdade e respeito principalmente), mas quando me falham quer com o carinho, com a consideração ao com o respeito... UPS! Não gosto de sentir que me falham, sinto-me mal sem culpa aparente. Sei que dou o máximo pelos que me rodeiam, quer família quer por amigos. Mas não gosto de sentir ingratidão reflectida noutros sentimentos. Não há esforços que precisem de fazer por mim. Não há favores que cobre. Não há carinho que seja implorado. Gosto apenas de sentir agradecimento por parte do outr