Avançar para o conteúdo principal

Rubrica das Receitas #3

Sumo de Morango

Ingredientes:
- morangos (congelados ou não)
- gelo
- água
- sementes de chia

O modo de preparação é bastante simples. Colocar tudo numa liquidificadora ou numa máquina de sumos/batidos e já está. Tão eficaz e rápido como a explicação. As sementes de chia não dão sabor, simplesmente é para decorar e para tornar o sumo mais cremoso.




O morango é um fruto que possui uma quantidade elevada de nutrientes que são essenciais para a saúde do nosso corpo. O morango é conhecido e caracterizado não só pela cor vermelha mas também pela mistura do sabor doce e azedo. É um fruto muito consumido no brasil, mas também cá em portugal!

Benefícios nutricionais:
- É muito rico em vitamina C e flavonóides. (Flavonóides são compostos químicos que se encontram nas frutas, vegetais, chás, vinho, chocolate, etc. Possuem muitos benefícios para o corpo humano quando consumidos na quantidade certa.)
- Fornecem uma elevada quantidde de nutrientes tais como: cálcio, sódio, zindo, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, etc.
- Contém, também, uma pequena quantidade de lípidos e de aminoácidos.

Benefícios na ajuda do controlo da Glicemia: 
- O consumo de morangos, de 2 a 3 vezes por semana, ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.

Benefícios na prevenção do Cancro:
- O morango reúne uma combinação de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios bem conhecidos para combater o aparecimento de muitos cancros. 
- O morango é uma defesa contra células potencialmente cancerígenas.

Benefícios quanto ao retardo do Envelhecimento:
- Esta fruta concentra nutrientes muito importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, tais como as antocianinas, o silício e a vitamina C.

Benefícios para os Olhos:
- Os antioxidantes (vitamina C, flavonóides e ácidos fenólicos) presentes no morango ajudam na protecção dos radicais livres. Estes são a principal razão para todos os problemas oculares que surgem durante o envelhecimento, ou seja, para a degeneração macular. Podem até secar os olhos e podem danificar os nervos ópticos. 
- O poder antioxidante dos morangos pode evitar a ocorrência de algumas doenças oftalmológicas.
- Apesar do nosso organismo possuir mecanismos contra a ação dos agentes oxidantes, uma boa parte dessa defesa é obtida pela dieta.
- O potássio, presente nos morangos, ajuda a controlar a pressão ocular.

Benefícios para uma Dieta:
- Os morangos ajudam a manter a digestão normal, assim como reduz a pressão sanguínea.

Benefícios para a Pele:
- O morango ajuda no rejuvenescimento da textura da pele pois este possui algumas substâncias (como o ácido alfa-hidroxi) que atuam como esfoliante.
- Pode e é muitas vezes utilizado como um purificador para remover as células mortas, tornando-a lisa e brilhante.
- O ácido aspártico, também presente no morango, ajuda na remoção das toxinas do corpo, o que faz com que as pessoas recorram ao seu consumo quando procuram melhorar a qualidade da pele.

Benefícios das Propriedades Antioxidantes:
- Os morangos contém um comporto químico chamado fenóis. A antocianina é um fenól encontrado nos morangos, que dá a cor vermelha ao fruto. É também conhecida por ter propriedades antioxidantes.
- Quando os alimentos ricos em antocianinas são consumidos, os níveis de ácido úrico no corpo aumenta, o que serve como uma gente antioxidante.

Benefícios para os Ossos:
- O manganês/manganésio é ótimo para os ossos pois ajuda na construção óssea e manutenção de uma estrutura óssea adequada.
- O potássio, vitamina K e o magnésio presente nos morangos são importantes para a saúde dos nossos ossos.

Benefícios para o Sistema Nervoso:
- A ação antioxidante dos morangos ajuda a proteger o sistema nervoso. 
- Os radicais livres também são prejudiciais para o cérebro e para os nervos.
- O stress oxidativo, ou seja, a condição em que os agentes oxidantes superam as defesas antioxidantes do nosso corpo, está associado às doenças como o Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla.
- O potássio ajuda a melhorar a função cognitiva como a memória e a capacidade de concentração.

Benefícios para o Coração:
- O morango é rico em potássio, fibras, folato, vitamina C, antioxidantes e flavonóides, compostos estes que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Ajudam na diminuição do colestrol mau (LDL). Os flavonóides ajudam no bom funcionamento das artérias e impedem a coagulação do sangue. Além disso, a vitamina D presente no morango ajuda também a fazer com que o músculo do coração seja mais forte e eficaz na sua função.

Benefícios para o Sistema Imunológico:
- Os morangos, por serem uma excelente fonte de vitamina C, o seu consumo ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo resfriados, tosse e várias infeções virais. 
- É também rico em antioxidantes que ajudam a combater infeções e possui uma excelente ação inflamatória.
- Ajuda no bom funcionamento das células do corpo.

Valores Nutricionais do Morango (a cada 100g):
- Energia: 39 calorias
- Proteínas 1,0g
- Gorduras 0,6g
- Carboidratos 7,4g
- Fibras 2g
- Vitamina C 72,8mg
- Cálcio 22mg
- Ferro 0,9mg


Quem não gosta dum belo moranguinho no Verão? Num sumo, num batido ou até mesmo numa salada de fruta? E então agora, depois de saber de todos os benefícios que este possui, vamos beber e comer morangos que vai ser uma loucura! Já sabem, só faz bem ingerir este tipo de alimentos, mas é preciso conhecer todos os benefícios deles!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gostar só não chega

Gostar é um sentimento delicado, que precisa de ser cuidado e ao qual não se tem dado a melhor das atenções e o respeito devido, por parte de muita gente. A medida de gostar é gostar sem medida, literalmente. Não há imposições nem obrigações, há sim fluência e crescimento do sentimento, se assim o quisermos. É preciso lutar todos os dias pelo menos bom que existe fundido, é preciso ultrapassar barreiras. Porque gostar só não chega. Gostar é um passo maior que as pernas. Gostar é querer, é fazer, é estar, é acreditar, e acima de tudo é ser. E gostar só não chega, é preciso querer... Quando se quer muito uma coisa, faz-se tudo por ela, inclusive o que achamos impossível. E, por isso, nunca vamos querer pouco ou menos do que é suposto, vamos querer querer mais. É preciso querer muito para resultar, seja como for. Seja o caminho que for. Com quem for. É preciso querer muito. E gostar só não chega, é preciso fazer... Os esforços e sacrifícios são fundamentais para se aprend

Cucu!

     8 semanas de aulas e blog.. muito pouco!      Vamos voltar ao ativo! Eu quero e preciso de, como se diz no bom português,  deitar cá para fora.      Vou atualizar-vos nesta azáfama que tem sido a minha vida..      Pois bem, 8 semanas de aulas, sendo que 7 foram praticamente sem telecomunicações (a nível de Internet e televisão) onde estudo, portanto, em Vila Real. É necessário frisar que, sem Internet praticamente nada se faz, e a verdade constata-se, nada se fez. Por aqui pelo menos. E, ao fim de semana, quando voltava a Barcelos... fazia tudo o que não fiz na semana, a nível de pesquisas, trabalhos e afins.      Mas, e como em tudo na vida, há aquele momento que tudo muda. A motivação espreita não sei bem de onde e... as ideias atropelam-se.      Decidi escrever-vos hoje, pronto, em tom de desabafo... mas com conteúdo.      Nem sempre é fácil gerir a vida universitária. A semana passa a correr (e os dias!), sim, porque achava eu que há meia dúzia de dias que

Dos meus produtos favoritos

A marca : CIEN Os produtos : Champô e Amaciador Estrelas Mines : 5!!!      Já não é de agora que a minha opinião em relação a esta marca é positiva, pelo contrário. Aliás, o primeiro e único giveaway até ao momento foi com dois produtos desta marca, da mesma linha e com a mesma funcionalidade obviamente.      Em relação ao champô, para além do cheiro encantador com que deixa o cabelo, cuida de forma nutritiva sem o deixar pesado e fortalece-o com um brilho sedoso.      E o Amaciador é um complemento essencial ao champô.      Ambos os produtos são enriquecidos com óleo essencial de noz macadâmia.      Se eu vos pudesse pelo menos fazer com que vocês sentissem o cheirinho.... uhm! Experimentem, é um conselho meu!